Até mesmo grandes empresas dos meios tradicionais têm utilizado a internet como forma de aumentar o seu alcance, e, consequentemente, suas vendas. Há, ainda, profissionais que tem o site ou blog como sua única ferramenta e ganham muito dinheiro com isso. Tudo depende da sua estratégia.
Ao fazer isso, além de romper as barreiras físicas, possibilitando atingir pessoas em todo o mundo, com um site de sucesso você é capaz de reforçar a sua autoridade sobre o seu nicho de mercado e, assim, ser encontrado nos principais mecanismos de busca.
Muitas empresas e profissionais optam por manter apenas perfis nas principais redes sociais, o que também é uma estratégia válida, mas tem seus pontos negativos. O Facebook, por exemplo, costuma limitar o alcance das publicações não pagas, o que interfere muito no alcance orgânico das publicações, algo que já não ocorre com o Google (desde que você não infrinja as regras de ranqueamento).
Você já deve ter ouvido relatos de alguém que foi pesquisar sobre determinada empresa e ao não encontrar seu site, simplesmente desistiu da compra, não é mesmo? Isto é algo mais comum do que parece, já que ter um site passa a imagem de maior confiabilidade e profissionalismo, e nem precisamos dizer o quanto isso é importante.
Além disso, os principais benefícios que sua empresa adquire ao criar um site são:
- Ser encontrado pelos mecanismos de busca
- Mostra com mais detalhes o seu produto ou serviço
- Ganho de credibilidade e força de mercado
- Canal de venda (podendo ser exclusivo ou adicional)
- Aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana
Mas, certamente, a maior vantagem de se ter um site é a geração de leads, que nada mais são do que pessoas interessadas nos seus produtos, serviços ou naquilo que você ou sua empresa oferecem. Lembrando que o lead ainda não é cliente, mas tem grande potencial para se tornar um.
Um site de sucesso é um grande aliado na geração de leads, já que através dele as pessoas encontram o seu site, consomem o seu conteúdo, subscrevem seus e-mails e passam a receber conteúdo constantemente. Isso fortalece e estreita o relacionamento com o lead, sempre visando convertê-lo em cliente. Porém a tarefa não acaba após a conversão: é preciso nutrir este relacionamento, de modo que o cliente volte a comprar de você e, ainda, o indique a outras pessoas.
Agora, chega de teoria e vamos à prática.
Como criar um site otimizado
Existem várias fases que envolvem o processo de criação de um site. Mas, para te guiar nesta jornada, fizemos uma lista com 9 dicas que, certamente, irão te auxiliar em muito neste processo de construção.
1. Construa sites leves e rápidos
Cada vez mais os acessos à internet parte exclusivamente dos aparelhos celulares. Na prática isso significa que investir em um site otimizado para este tipo de acesso é fundamental. Evite elementos que dificultam o carregamento e/ou tornem o site lento. Isso consome muito mais dados móveis, o que pode afastar definitivamente o usuário.
2. Separe o conteúdo em menus e submenus
Este item facilita a navegabilidade no site e a localização dos conteúdos de interesse. Por outro lado, se o seu site for desorganizado e difícil de navegar, isso pode afastar o usuário fazendo com que ele não volte a acessá-lo. Priorize a organização hierárquica, seguindo dos tópicos mais abrangentes para os menos abrangentes.
3. Trate as fotos antes de publicá-las
Nem sempre imagens muito grandes são a melhor opção, já que com isso elas se tornam também bastante pesadas e dificultam o carregamento da página. Além disso, tratá-las antes de publicar possibilita estilizá-las e adicionar a sua marca, tornando-as ainda mais profissionais.
Aliás as técnicas de SEO podem e devem ser utilizadas em imagens, já que o tráfego vindo do Google Imagens é um meio que atrai grande visita para o seu site. O título da imagem deve condizer com o que ela representa, bem como as legendas, alt text e url da imagem.
4. Adote um visual harmônico
Defina um estilo para o seu site, e mantenha-o em todo ele. Cores fortes são sim permitidas, desde que haja uma lógica entre elas e que a escolha converse com a sua marca e posicionamento. Na dúvida, apostar no design e cores mais neutras diminui as chances de erro, e ainda imprime elegância e sofisticação.
Além disso, o site é um canal da sua marca, por isso é preciso se atentar em manter a sua identidade de marca. Isso te torna facilmente reconhecível nos meios digitais, e isso é fundamental em meio a infinidade de conteúdo disponível. Além de mostrar personalidade e diferenciação em meio aos concorrentes.
5. Pense na trajetória do usuário
Coloque-se no lugar do usuário e defina uma trajetória lógica de navegação. Isso vale desde a construção dos menus, criação do conteúdo e linkagens internas e externas. Quanto mais clara e estruturada for essa trajetória, melhor será a experiência do usuário e a possibilidade de conversão do mesmo.
6. Cuide dos títulos das páginas
De nada adianta o melhor dos conteúdos, se o título não atrair a atenção do leitor e ele não o abrir. Um bom título é, ainda, um dos principais itens de SEO, que facilitarão o ranqueamento do site nos mecanismos de busca. Digamos que o título é como um paraquedas, se ele não abrir, nada feito.
7. Use apenas um tipo de fonte em todo site
Esta é uma estratégia que visa a harmonia visual do site. Convenhamos que seria estranho se cada página do blog possuísse cores e fontes totalmente diferentes. Isso pode causar desconforto ao usuário, portanto, manter um padrão é importante. Sempre priorize a legibilidade, escaneabilidade, acessibilidade e a usabilidade.
8. Aposte em um site responsivo
Um site de sucesso é sinônimo de site responsivo, isso porque garante uma perfeita visualização do conteúdo em qualquer meio que o usuário venha a acessar o site, seja por um desktop, smartphone ou tablet. Sem falar que, ao mesmo tempo em que o Google prioriza sites responsivos no seu ranqueamento, ele tende a punir os que não o fazem.
É importante, garantir uma boa visualização para todos os navegadores os quais o usuário pode utilizar. Utilizar um CMS (Content Management System) para criar o site é um recurso que pode facilitar o processo, já que o CMS é um sistema que auxilia no gerenciamento do conteúdo, e a maioria já é responsiva.
9. Escolha uma boa hospedagem
A hospedagem de sites é responsável por armazenar todo o conteúdo do seu site de forma segura. É ela que garante que seu site fique no ar 24 horas por dia para ser encontrado pelos usuários. Assim, a escolha de uma boa hospedagem garante que você tenha um site de sucesso.
Como você pode perceber, criar um site de sucesso nos dias de hoje é requisito mínimo para qualquer negócio, independentemente do seu nicho de atuação ou porte. Desse modo, sua empresa se tornará capaz de alcançar um público muito maior e de maneira muito mais efetiva do que seria feito através de um ambiente exclusivamente físico, o que justifica a escolha de muitas empresas em atuar de modo exclusivamente digital. Assim, as vendas serão apenas uma consequência.
- Esse artigo foi escrito por André Fauth, Co-fundador da Agência Oblige.