Certamente você já ouviu falar sobre Inbound Marketing e os benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio. Nesse post você vai conhecer mais a fundo as etapas que compõem a estratégia e algumas ações que te ajudarão a atrair novos clientes.
Sobre o Inbound Marketing
O mundo está mudando rapidamente e com ele, o comportamento dos consumidores. Hoje em dia, são eles que possuem o controle da informação e escolhem o conteúdo que desejam ver. De acordo com essa realidade, é necessário ter uma comunicação direta com os nossos clientes, conhecê-los e atraí-los para o nosso negócio. Mas, como chamar a atenção do nosso público sem ser invasivo? O Inbound Marketing tem a resposta.
Também conhecido como marketing de atração, o Inbound Marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias focadas nas necessidades e nos desejos dos clientes. No Inbound, é o cliente que busca a empresa e não o contrário.
Etapas do Inbound Marketing
Devemos ter bem claro que para alcançar mais clientes, devemos conquistar e fazer com que as pessoas se apaixonem por nossa marca. Mais do que isso, devemos conduzi-los por um processo, desde a atração até a compra. A metodologia do Inbound Marketing é composta por 5 etapas que são: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Seguindo todas as etapas do Inbound Marketing, é possível atrair potenciais clientes e convertê-los em leads, relacionar-se com eles, fechar uma venda e analisar o processo para aperfeiçoá-lo cada vez mais.
Dentro de cada etapa do processo de Inbound Marketing encontramos algumas ações importantes que vão nos ajudar a cumprir nosso objetivo maior: fazer nosso negócio crescer.

Etapa 1: Atrair
Como seu próprio nome indica, a primeira etapa de Inbound Marketing é atrair as pessoas que se interessam pelo seu produto ou serviço, mas como podemos saber quais consumidores estão procurando pela minha empresa ou serviço? Nessa etapa existem algumas ações que te ajudarão a atrair as pessoas corretas:
- Produção de conteúdo
A essência do Inbound Marketing é o conteúdo. Somente através da criação e troca de informações que você vai conseguir alcançar seus clientes; conhecê-los, descobrir seus desejos e necessidades. Fornecendo soluções aos seus problemas, você se tornará um especialista, uma fonte confiável. Você irá atrair as pessoas corretas no tempo certo e de uma forma natural.
O conteúdo da sua estratégia deve estar alinhada com dois aspectos importantes que são a base do Marketing de Conteúdo:
Definir a sua Buyer Persona:
Você deve criar um personagem fictício a partir de informações reais do seu cliente ideal. Onde além de levar em consideração dados como idade, trabalho, hábitos e crenças, você também deve conhecer seus problemas para encontrar uma maneira de ajudá-los. Leia esse post para saber mais sobre a Buyer Persona.
Processo de compra:
Para ter uma efetiva campanha você deve classificar o nível dos seus leads dentro do processo de compra: conhecimento, consideração e decisão. Você deve saber em qual fase eles se encontram, para assim, conseguir atender suas necessidades da melhor forma possível.
- Blog
É onde o seu potencial cliente vai te encontrar. Para isso, é importante que você tenha muita atenção no tipo de conteúdo que é publicado. Lembre-se de que não é apenas publicar informações aleatórias. O blog deve ter uma linha editorial e um calendário de publicações. Não se esqueça de pensar no design e nos detalhes mais técnicos para garantir que sua audiência tenha uma ótima experiência e volte ao blog.
- SEO
Otimize o mecanismo de busca orgânico com sua palavra-chave para que mais pessoas possam encontrá-lo nas primeiras posições do Google. Esta ação é essencial para que seu conteúdo possa alcançar quem está procurando.